9 Ferramentas de Tuning grátis que você deve conhecer

Tuning Tools

O processo de Tuning de instruções SQL não é uma tarefa fácil, existem ótimas ferramentas para auxiliar nesse trabalho, aquelas que requerem investimento normalmente não estão a nossa disposição nos ambientes onde trabalhamos. Neste artigo vamos listar 10 ferramentas de uso gratuito que podem ser baixadas e utilizadas sem custo, não realizamos nenhum tipo de avaliação apenas vamos descrever sua funcionalidade, fica a seu critério escolher aquelas que considerar mais uteis.

SQLTXPLAIN

Esta é uma ferramenta desenvolvida em PL/SQL cuja entrada é uma instrução SQL e a saída um arquivo zip que contém várias informações sobre a instrução SQL. Algumas são para diagnósticos, e outras são para uso posterior como criar um “Test Case”. Quando abrimos um chamado na Oracle referente à Tuning de SQL, normalmente a área de suporte vai pedir para instalar esta ferramenta e executar um de seus principais métodos para que eles possam analisar o problema.

Esta ferramenta é de livre utilização, porem para baixa-la é necessário acessar o site de suporte da Oracle (Doc ID 215187.1).

 

site: https://carlos-sierra.net/2012/04/03/what-is-sqltxplain/

 

SQLd360

SQLd360 oferece uma visão de 360 graus de uma instrução SQL. A saída é um arquivo zip que permite a análise de tendências e a investigação da causa raiz. O conteúdo do zip é um conjunto de relatórios que possui um arquivo de índice para facilitar a navegação.

SQLd360 não requer nenhuma instalação e pode ser executado por qualquer usuário que tenha acesso ao dicionário de dados do banco. A ferramenta pode ser usada por DBAs, desenvolvedores, sysadmin, etc para investigar vários aspectos do SQL, não só em termos de execução isolada, mas também no contexto do impacto global do banco de dados, ela também pode ajudar com análise de tendências.

SQLd360 funciona bem nas versões 10g, 11g e 12c, especificamente em plataformas Linux / Unix, ela não foi testada na plataforma Windows.

 

site: http://mauro-pagano.com/2015/02/16/sqld360-sql-diagnostics-collection-made-faster/

 

 

SNAPPER

O Snapper é um script escrito em PL/SQL que não requer a criação de objetos na base, ele verifica as estatísticas de uma determinada sessão e apresenta o percentual dos eventos de espera mais importantes para aquela sessão. Ele mostra um relatório TOP das instruções SQL que foram executadas naquela sessão durante o período especificado.

O Snapper consulta as visões V$SESSTAT e V$SESSION para obter as informações necessárias à geração dos relatórios, ele é muito útil quando temos analisar uma instrução SQL que esta ativa durante um longo período e queremos saber quais eventos de espera estão impactando aquela sessão.

site: http://blog.tanelpoder.com/snapper/

 

 

OraSRP

A aplicação OraSRP formata arquivo de trace 10046 e cria uma relatório “SESSION RESOURCE PROFILE” com as seguintes características:

  • Relatórios podem ser formatados como texto ou HTML
  • Mostra gráficos das chamadas das instruções
  • Mostra histogramas de eventos
  • Mostra vários tipos de estatísticas de sessão tais como: ‘blocks read’, ‘datafiles read’, ‘parallel execution’, etc.
  • Agrupo instruções similares na mesma estatística
  • Mostra os valores das BIND VARIABLES
  • Formata aquivos de trace da versão 7.2 até 12c
  • Pode ser utilizado nas plataformas Linux, Windows ou Mac OS X

 

site: http://oracledba.ru/orasrp/

 

 

ASH Viewer

A ferramenta ASH Viewer é uma aplicação open-source escrita em java similar a função “Top Activity” do Oracle Enterprise Manager, ela pode ser utilizada quando não temos o OEM disponível ou quando precisamos simular esta função para bases 8i e 9i.

site: https://timurakhmadeev.wordpress.com/2010/02/18/ash-viewer/

 

 

S-ASH / ASHMON

Essas duas ferramentas são semelhantes ao ASH Viewer e também são alternativa ao OEM que requer licença adicional para utilizar o ASH.

sites: https://www.pythian.com/blog/trying-out-s-ash/

         http://datavirtualizer.com/ash-masters/ashmon/

 

 

 

TRCANLZR (TRCA)

Trace Analyzer é uma aplicação que lê arquivo Trace gerado pelo EVENTO 10046 (Nível 4, 8 ou 12), e gera um relatório HTML com detalhes relacionados a performance. O relatório HTML contém informações sobre a instância Oracle (semelhante as informações do Statspack), bem como as mesmas informações encontradas no TKPROF, incluindo um ótimo EXPLAIN PLAN. A página relatório HTML possui LINKS para facilitar a navegação entre as diversas seções do relatório.

 

site: http://awads.net/wp/2006/07/18/oracle-trace-analyzer-is-tkprof-on-steroids/

 

 

XTRACE

Xtrace é uma ferramenta gráfica que facilita a navegação nos arquivos de trace do Oracle, manipulá-los e, opcionalmente, recuperá-los como um arquivo de texto.
Podemos configurar a ferramenta para ver o fluxo de execução, isto é, a seqüência das instruções SQL no banco com seus respectivos textos e valores das BINDS.

site: http://www.adellera.it/xtrace/manual_download_instructions.html

 

 

LAB128

Lab128 freeware é uma ferramenta para os administradores de banco de dados, programadores e especialistas em Tuning. Ela mostra o que a instância Oracle está fazendo no momento, como os recursos estão sendo utilizados, como esta a execução das consultas de longa duração, e outras funções internas do Oracle. Ela é muito útil tanto no ambiente de produção quanto de desenvolvimento. 

 

site: http://www.lab128.com/lab128_freeware.html

 

Mídia social

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *